Junte-se a nós! Sábado 24 de agosto de 2019. Torre, Serra da Estrela.
Somos um grupo de cidadãos ativos e associações ambientais que trabalham para a restauração do ecossistema e a regeneração da natureza em Portugal. Estamos alarmados com os recentes desenvolvimentos em Portugal para iniciar as explorações de mineração a céu aberto para lítio e outros metais.
As propostas para explorar grandes áreas de Portugal (1 831 420,6 hectares) surgiram sem aviso prévio e, em alguns casos, a permissão já foi concedida ilegalmente. Além disso, há propostas de fracking para petróleo e gás que estão sendo disputadas por ambientalistas em outras partes do país.
Estas indústrias extrativas são ambientalmente desastrosas e resultam na contaminação das águas subterrâneas, esgotam os lençóis freáticos e destroem os ecossistemas locais. Evidências científicas mostram que as indústrias extrativas em grande escala, como mineração a céu aberto e fraturamento, contaminam a água, esgotam os lençóis freáticos e destroem os ecossistemas locais.
Considerando que, globalmente, estamos à beira do colapso ambiental, não permitiremos que as indústrias extrativas continuem suas práticas destrutivas que priorizam o lucro sobre as pessoas e o planeta.

O trabalho mais urgente para todos nós – governos e comunidades – neste momento é regenerar os ciclos da terra e da água através de estratégias como reflorestamento e retenção de água para garantir que toda a vida possa prosperar nesta terra bela e cheia de biodiversidade.
Para colocar essa questão urgente de regeneração na agenda (inter) nacional, reunimo-nos em centenas para criar uma peça de arte visual que comunica a mensagem de proteção, defesa e conservação da Natureza e de toda a vida no nosso planeta, que será partilhada com uma grande rede de média (inter) nacionais e ONGs (Organizações Não Governamentais). Precisamos de todos vós que estão preocupados com o futuro da nossa terra e ecossistema para se juntarem a nós neste dia.
Manifesto
Nós nos unimos para defender e proteger estas e todas as terras e águas de uma profanação adicional por indústrias extrativas e poluidoras, como a prospeção de minerais, mineração e fracking.
Exigimos das autoridades que forneçam informações e transparência sobre o impacto ambiental e social negativo dessas operações, que atualmente está em falta. Também exigimos das autoridades e indústrias que assumam a responsabilidade pelo impacto negativo que estão causando no nosso ambiente e ecossistema, alterando seus processos lineares de fabricação para modelos circulares fechados que são regenerativos e não requerem a continuação da extração de recursos, causando a degeneração nosso ecossistema em geral.
Exigimos a proteção imediata e a regeneração da natureza como uma prioridade absoluta nas agendas nacionais e internacionais. Não apenas em prol da sobrevivência humana, mas também porque todas as espécies têm seu o próprio valor intrínseco e desempenham um papel importante no ecossistema como um todo.
Nós tomamos uma posição coletiva pela Natureza, a Terra, a Água e todas as gerações futuras.
Nós nos reunimos e nos unimos como organizações e indivíduos para defender o Sagrado numa exibição criativa de solidariedade, unidade e liberdade.
Detalhes Prácticos
Centenas de Defensores da Terra (= tu!) Criarão uma enorme figura de Arte Aérea com a mensagem: “Não às minas. Water is life.” Precisamos que muitas pessoas se juntem a nós para este evento, a fim de criar este efeito visual, que será distribuído por todo o mundo para chamar a atenção para a causa, pois este tipo de ação tem sido uma valiosa contribuição no passado, defendendo outras ameaças ao nosso planeta e ecossistema.
Memorize a data: Sábado 24 de agosto, 2019
Horário: das 10h às 14h30
Localização: Ponto de encontro Torre, Serra da Estrella
Transporte
Haverá autocarros gratuitos organizados ((doações são apreciadas para cobrir despesas) a partir de localizações nas cidades próximas. Temos autocarros confirmados para as seguintes áreas. Aqui ficam os horários, locais de recolha e contactos dos co-organizadores. Por favor, contact com eles directamente para marcar. não espere muito tempo para reservar seu lugar, porque os lugares são limitados a 50 pessoas. Caso contrário, você pode utilizar o seu próprio transporte, a partilha de carros é incentivada.
CASTELO BRANCO / ALPEDRINHA / FUNDAO / COVILHA
Coordenadora: Beatrice Santos – [email protected] 937 032 880
8h CASTELO BRANCO > Estação de comboios ~ Train station
8.30h ALPEDRINHA > Eco-mercado ~ Eco market
9.00h FUNDÃO > Altran Pavilhão Multi uso ~ Altran Market Pavilion
9.30h COVILHÁ . Universidade Beira Interior portas principais ~ Main doors University Beira Interior
VISEU
Coordenador: Diego Garcia – 965 151 1136
Lugares e horários a serem anunciados.
BENFEITA / COJA
Coordenador: Floris – 967651904 [email protected]
8h BENFEITA > Car park
8.30h COJA > Car park
TABUA / VILA DO MATO / OLIVEIRA DO HOSPITAL
Coordenadoras: Hanne – [email protected] & Leen 960177636
8.00h TABUA > Parking Lidl: R. Prof. José de Oliveira e Costa 1
8.20h VILA DO MATO > Pastelaria Finata, R. Escola 51
8.45h OLIVEIRA DO HOSPITAL > Central de Camionagem de Oliveira do Hospital – Av. Dr. Carlos Campos , next to the Bombeiros
CELORICO / CARRAPICHANA / GOUVEIA
Coordenadora: Fran – 926587016 [email protected]
8.00h CELERICO > Minipreco supermercado car park
8.30h CARRAPICHANA > post office/correios
9.00h GOUVEIA > Rotunda de Estrela a lado do Loja Chinés/The Star roundabout next to the Chinese shop
O que trazer?
Por favor, traga almoço ou pode comer no café no local. Essencial para trazer um chapéu e protetor solar e garrafa de água.
Por favor, use roupas e acessórios azuis e roxos como uma cor de base de alto contraste para a imagem de arte que estamos criando.
Por favor, partilhe com o maior número de amigos possível. Juntos somos mais fortes!
Nós reunimos alguns dos nossos lugares selvagens favoritos na Serra da Estrela, que você pode visitar antes e depois do evento.
Informação adicional
Mais informações e diálogos sobre as operações mineiras prospectadas em Portugal podem ser encontradas no grupo do facebook Movimento Contra Mineração na Beira Alta e na Beira Interior.
Este evento é iniciado por Awakened Forest Project; Wildlings e apoiado por Tamera e Teia da Terra.

Diogo Almeida
Gerente de Conteúdo Wildlings
Diogo coordena a criação e organização de todo o conteúdo do site, garantindo que seja envolvente, preciso e alinhado com os objetivos da plataforma.

Miguel Pires
Editor Wildlings
Miguel revisa e aprimora os materiais escritos, mantendo elevados padrões editoriais e qualidade consistente em todas as publicações.