Skip links

Portugal Livre de Minas – Aerial Art Action

Não às minas.
Water is Life.

Junte-se a nós! Sábado 24 de agosto de 2019. Torre, Serra da Estrela.

Somos um grupo de cidadãos ativos e associações ambientais que trabalham para a restauração do ecossistema e a regeneração da natureza em Portugal. Estamos alarmados com os recentes desenvolvimentos em Portugal para iniciar as explorações de mineração a céu aberto para lítio e outros metais.

As propostas para explorar grandes áreas de Portugal (1 831 420,6 hectares) surgiram sem aviso prévio e, em alguns casos, a permissão já foi concedida ilegalmente. Além disso, há propostas de fracking para petróleo e gás que estão sendo disputadas por ambientalistas em outras partes do país.

Estas indústrias extrativas são ambientalmente desastrosas e resultam na contaminação das águas subterrâneas, esgotam os lençóis freáticos e destroem os ecossistemas locais. Evidências científicas mostram que as indústrias extrativas em grande escala, como mineração a céu aberto e fraturamento, contaminam a água, esgotam os lençóis freáticos e destroem os ecossistemas locais.

Considerando que, globalmente, estamos à beira do colapso ambiental, não permitiremos que as indústrias extrativas continuem suas práticas destrutivas que priorizam o lucro sobre as pessoas e o planeta.

O trabalho mais urgente para todos nós – governos e comunidades – neste momento é regenerar os ciclos da terra e da água através de estratégias como reflorestamento e retenção de água para garantir que toda a vida possa prosperar nesta terra bela e cheia de biodiversidade.

Para colocar essa questão urgente de regeneração na agenda (inter) nacional, reunimo-nos em centenas para criar uma peça de arte visual que comunica a mensagem de proteção, defesa e conservação da Natureza e de toda a vida no nosso planeta, que será partilhada com uma grande rede de média (inter) nacionais e ONGs (Organizações Não Governamentais). Precisamos de todos vós que estão preocupados com o futuro da nossa terra e ecossistema para se juntarem a nós neste dia.

Together we are stronger.
Ecosystem restoration now!

Manifesto

Nós nos unimos para defender e proteger estas e todas as terras e águas de uma profanação adicional por indústrias extrativas e poluidoras, como a prospeção de minerais, mineração e fracking.

Exigimos das autoridades que forneçam informações e transparência sobre o impacto ambiental e social negativo dessas operações, que atualmente está em falta. Também exigimos das autoridades e indústrias que assumam a responsabilidade pelo impacto negativo que estão causando no nosso ambiente e ecossistema, alterando seus processos lineares de fabricação para modelos circulares fechados que são regenerativos e não requerem a continuação da extração de recursos, causando a degeneração nosso ecossistema em geral.

Exigimos a proteção imediata e a regeneração da natureza como uma prioridade absoluta nas agendas nacionais e internacionais. Não apenas em prol da sobrevivência humana, mas também porque todas as espécies têm seu o próprio valor intrínseco e desempenham um papel importante no ecossistema como um todo.

Nós tomamos uma posição coletiva pela Natureza, a Terra, a Água e todas as gerações futuras.

Nós nos reunimos e nos unimos como organizações e indivíduos para defender o Sagrado numa exibição criativa de solidariedade, unidade e liberdade.

Detalhes Prácticos

Centenas de Defensores da Terra (= tu!) Criarão uma enorme figura de Arte Aérea com a mensagem: “Não às minas. Water is life.” Precisamos que muitas pessoas se juntem a nós para este evento, a fim de criar este efeito visual, que será distribuído por todo o mundo para chamar a atenção para a causa, pois este tipo de ação tem sido uma valiosa contribuição no passado, defendendo outras ameaças ao nosso planeta e ecossistema.

Memorize a data: Sábado 24 de agosto, 2019
Horário: das 10h às 14h30
Localização: Ponto de encontro Torre, Serra da Estrella

Transporte

Haverá autocarros gratuitos organizados ((doações são apreciadas para cobrir despesas) a partir de localizações nas cidades próximas. Temos autocarros confirmados para as seguintes áreas. Aqui ficam os horários, locais de recolha e contactos dos co-organizadores. Por favor, contact com eles directamente para marcar. não espere muito tempo para reservar seu lugar, porque os lugares são limitados a 50 pessoas. Caso contrário, você pode utilizar o seu próprio transporte, a partilha de carros é incentivada.

CASTELO BRANCO / ALPEDRINHA / FUNDAO / COVILHA

Coordenadora: Beatrice Santos – bnmsantos@hotmail.com 937 032 880

8h CASTELO BRANCO > Estação de comboios ~ Train station

8.30h ALPEDRINHA > Eco-mercado ~ Eco market

9.00h FUNDÃO > Altran Pavilhão Multi uso ~ Altran Market Pavilion

9.30h COVILHÁ . Universidade Beira Interior portas principais ~ Main doors University Beira Interior

VISEU

Coordenador: Diego Garcia – 965 151 1136
Lugares e horários a serem anunciados.

BENFEITA / COJA

Coordenador: Floris – 967651904 winkelmeijer@gmail.com

8h BENFEITA > Car park

8.30h COJA > Car park

TABUA / VILA DO MATO / OLIVEIRA DO HOSPITAL

Coordenadoras: Hanne – groupwhyfire@gmail.com & Leen 960177636

8.00h TABUA > Parking Lidl: R. Prof. José de Oliveira e Costa 1

8.20h VILA DO MATO > Pastelaria Finata, R. Escola 51

8.45h OLIVEIRA DO HOSPITAL > Central de Camionagem de Oliveira do Hospital – Av. Dr. Carlos Campos , next to the Bombeiros

CELORICO / CARRAPICHANA / GOUVEIA

Coordenadora: Fran – 926587016 frangifreedom@gmail.com

8.00h CELERICO > Minipreco supermercado car park

8.30h CARRAPICHANA > post office/correios

9.00h GOUVEIA > Rotunda de Estrela a lado do Loja Chinés/The Star roundabout next to the Chinese shop

O que trazer?

Por favor, traga almoço ou pode comer no café no local. Essencial para trazer um chapéu e protetor solar e garrafa de água.

Por favor, use roupas e acessórios azuis e roxos como uma cor de base de alto contraste para a imagem de arte que estamos criando.

Por favor, partilhe com o maior número de amigos possível. Juntos somos mais fortes!
Nós reunimos alguns dos nossos lugares selvagens favoritos na Serra da Estrela, que você pode visitar antes e depois do evento.

Esclarecimentos

Para perguntas sobre a participação no evento: Allison – book@wildlings.pt

Para questões de media: Catarina – media@wildlings.pt

Para todas as outras perguntas: Laura – info@awakenedforestproject.org

Informação adicional

Mais informações e diálogos sobre as operações mineiras prospectadas em Portugal podem ser encontradas no grupo do facebook Movimento Contra Mineração na Beira Alta e na Beira Interior.

Este evento é iniciado por Awakened Forest Project; Wildlings e apoiado por Tamera e Teia da Terra.

Defend the Sacred. Water is Life

Aerial art message against offshore oil drilling, Almada, August 2018, produced by John Quigley / Spectral Q and Tamera.